O Edifício Faria Lima Plaza ficou em segundo lugar na categoria Estruturas de Arranha-Céus no Excellence Awards 2022 do American Concrete Institute (ACI). A obra foi inscrita na premiação pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). O resultado foi divulgado no dia 25 de outubro.
De acordo com a premiação, o edifício representa um projeto inovador e se destaca pela arquitetura diferenciada, pois tem aproximadamente 110 m (360 pés) de altura e possui pilares inclinados que mudam de direção ao longo de seu comprimento. O conceito arquitetônico do projeto é baseado em duas formas que se entrelaçam como em uma dança.
A obra também obteve a pré-certificação LEED Gold, confirmando uma estrutura sustentável, eficiente e econômica, com princípios de crescimento inteligente e construção verde.
O estudo do concreto foi focado na obtenção de projetos com redução do teor de cimento e das emissões de CO2 na atmosfera, contribuindo também para a obtenção de uma construção mais sustentável.
O ACI é uma referência global para o desenvolvimento, disseminação e adoção de padrões baseados em consenso, recursos técnicos além de programas educacionais, de treinamento e certificação. Fundada em 1904, a ACI está sediada no Michigan, EUA e conta com mais de 30.000 membros em mais de 120 países.
Membros da Equipe do Projeto:
Proprietário: VR Assessoria De Investimentos LTDA;
Escritório de Arquitetura: Pedersen Fox Associates;
Empresa de Engenharia: Construtora Fonseca & Mercadante;
Empreiteira Geral: VR Assessoria De Investimentos LTDA;
Empreiteiro de Betão: Construtora Fonseca & Mercadante;
Fornecedor de Concreto: Votorantim Cimentos S/A – Engemix;
Empresa de Projetos Estruturais: Pasqua & Graziano Associados;
Empresa de Consultoria em Concreto: DESEK.
Indicador: Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).
Matéria publicada no Sinduscon-SP