A coluna sobre pré-fabricação em concreto, na edição de outubro da Revista Negocio & Construcción destaca a indústria 4.0 no setor.
A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, avalia que no Brasil e na América Latina existem oportunidades de evolução do grau de automação das plantas de produção. De acordo com ela, esses países contam com a mão de obra com custo atrativo e, por vezes, a escassez de demanda limita os investimentos.
“Contudo, já estamos experimentando o chamado “apagão” de mão obra, o que deverá culminar em mais plantas com elevado grau de automação no país”, avaliou Íria.
Ela comenta que no Brasil já existem plantas carrossel instaladas e sobre as plantas com níveis importantes de automação, especialmente em processos que envolvem protensão, dosagem dos concretos e armação. Elenca também tecnologias importantes aplicadas pela indústria brasileira na produção das estruturas pré-fabricadas de concreto e ressalta a importância dessas inovações para o setor da construção civil.
Para conferir a edição completa da Revista Negocio & Construcción, clique no link.