Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Pré-fabricação de concreto é essencial para equilíbrio entre resiliência e sustentabilidade

Em sua coluna na Revista Negocio & Construcción, a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic e presidente da fib, faz uma reflexão sobre como a engenharia do concreto e a pré-fabricação são essenciais para promover o equilíbrio entre a resiliência e a sustentabilidade na construção civil, em um mundo cada vez mais complexo.

“À primeira vista, a busca simultânea por descarbonização e resiliência pode parecer paradoxal. No entanto, trata-se de um equilíbrio necessário entre dois temas fundamentais. Estruturas resilientes, duráveis e robustas reduzem perdas, intervenções e reconstruções, contribuindo para a eficiência no uso de recursos ao longo do ciclo de vida”, avalia Íria. 

Ela reitera ainda que a pré-fabricação em concreto potencializa a ductilidade, dissipação de energia e redundância, quando concebida corretamente. “Sistemas pré-fabricados modernos exploram o papel das ligações como componentes estruturais ativos, capazes de transmitir esforços alternativos, dissipar energia e controlar mecanismos de dano.”

A coluna se encontra nas páginas 21 e 23. Confira a edição completa de janeiro da Revista Negocio & Construcción. https://lnkd.in/ek7yhmUT 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!