A pré-fabricação em concreto no Brasil ganha destaque na edição de junho da Revista Negocio & Construcción, do Chile. A presidente executiva da Abcic, a engenheira Íria Doniak, assina a coluna sobre o tema e concede uma entrevista sobre o mercado no Brasil, avaliando os desafios, as perspectivas e as oportunidades de crescimento da construção industrializada no país.
Em sua coluna, Íria pondera sobre como a pré-fabricação de concreto é fundamental para viabilizar obras de interesse social, incluindo escolas e hospitais. "A opção pela estrutura pré-fabricada proporciona uma evolução significativa na melhoria da qualidade do produto final e uma melhor relação custo-benefício. Por esse motivo, o sistema construtivo tem sido utilizado em projetos de edifícios voltados para educação e para saúde", avalia. Ela retrata essa realidade com importantes cases de escolas e hospitais viabilizados em diversas regiões do país com o sistema construtivo.
A entrevista apresenta um panorama do mercado de pré-fabricados no Brasil, o avanço que o setor alcançou nos últimos anos e os desafios para aumentar a participação do sistema construtivo em obras brasileiras. Íria ressalta que a construção industrializada de concreto tem acompanhado o crescimento da construção civil. Em 2021, a produção cresceu 32% ante 2020, conforme a sondagem elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a pedido da ABCIC. Ela ainda comenta que a industrialização no Brasil tem muitos desafios a serem vencidos, como a questão tributária e a falta de cultura pela industrialização da construção desde o ensino nas universidades até as formatações dos processos de licitações, que ainda induzem invariavelmente a sistemas convencionais. "Os sistemas de financiamento no país também são voltados a cronogramas de execução de obras de longo prazo", explica.
Outro destaque da entrevista é a importância da Abcic para o desenvolvimento sustentável do setor no país, com informações sobre suas atividades e sua história.
Leia a edição de junho da Revista Negocio & Construcción: https://hubs.ly/Q01VbY_W0. Confira a coluna na página 129 e a entrevista nas páginas 132 a 134.