Durante o Congresso do Jubileu de Ouro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), o Comitê CT 304 de Pré-fabricados de Concreto (IBRACON – ABCIC) lançou a publicação “Norma Comentada (ABCIC- ABECE- IBRACON) ABNT NBR 9062 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-moldado”. O CT 304 é coordenado pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC).
De acordo com a engenheira Íria Lícia Oliva Doniak, presidente da ABCIC e responsável pela coordenação do projeto, o título se destina a todos os profissionais envolvidos com a cadeia produtiva do concreto pré-moldado, projetistas, indústrias e contratantes.
“Estamos lançando esta publicação que apresenta a ‘ABNT NBR 9062 – Projeto e Execução de Estruturas Pré-moldadas de Concreto’ comentada e com exemplos numéricos, como uma primeira contribuição à sociedade, à construção civil e ao setor, bem como aos profissionais técnicos que nele atuam. O material foi feito com o apoio e participação da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), tomando como exemplo as ações do CT-301. É neste contexto que este material foi pensado e desenvolvido, com o objetivo de divulgar o correto entendimento do texto normativo das estruturas pré-moldadas. Ainda, a publicação busca promover o próprio sistema pré-moldado desde o ensino dentro das universidades até os canteiros de obras”, expõe Íria.
Importância da bibliografia sobre pré-moldados
Na opinião de Íria, apesar de nos últimos anos o desenvolvimento tecnológico e a normalização terem avançado a passos largos, a quantidade de bibliografias associadas aos pré-moldados ainda é escassa quando comparada à forma convencional de utilização do concreto nos canteiros de obras.
“As estruturas pré-moldadas de concreto, ao longo de sua história no Brasil e no mundo, têm se apresentado como importante solução em obras destinadas a diferentes segmentos da economia, infraestrutura e habitações. Também estão presentes em distintas tipologias de forma isolada ou em combinação com outros sistemas construtivos, como o concreto moldado ‘in loco’, estruturas metálicas ou de madeira”, pontua Íria.
Difusão de conhecimento sobre pré-moldados de concreto
Esta publicação também tem o intuito de difundir e esclarecer questões relacionadas ao conhecimento a respeito deste sistema construtivo. “Muitas vezes, há a pretensão de se utilizar os pré-moldados de concreto na obra, porém sem ter em conta as suas principais diferenças em relação à execução das estruturas de concreto no local de uso definitivo. Isso é de fundamental importância para o uso adequado bem como para se extrair o máximo potencial e resultado de seu emprego”, aponta Íria.
Além disto, o uso deste material traz a necessidade da atualização da interpretação de textos normativos. “Assim como a evolução da indústria, dos materiais e dos novos requisitos, como de desempenho e sustentabilidade. Ao mesmo tempo, o avanço das pesquisas acadêmicas requer que a comunidade técnica voltada ao tema esteja de forma permanente reunida promovendo a melhoria contínua, função exercida pelo Comitê CT 304 de Pré-fabricados de Concreto (IBRACON – ABCIC)”, comenta Íria.
Outro ponto mencionado pela engenheira é que o texto normativo representa o conhecimento do momento em que ele foi publicado – o que traz a necessidade constante de revisão. “Muitas pesquisas e descobrimentos são feitos entre as revisões destas normas e acabam não sendo incorporados dentro do seu corpo a tempo de ser utilizado pela comunidade técnica”, explana.
Matéria publicada no Massa Cinzenta