Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Revista Negocio & Construcción destaca a importância do concreto para reconstrução de cidades

A coluna da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, no mês de fevereiro da Revista Negocio & Construcción destaca a resiliência e a durabilidade do concreto para a reconstrução de cidades, ao relembrar do abalo sísmico que aconteceu na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, em 2011, que destruiu completamente o local. Com isso, o país promoveu mudanças significativas no “Building Code” (Código de Construção, em português), levando em conta as questões de sustentabilidade e inovação tecnológica.

Ela comentou sobre as atividades promovidas pelo país ao participar do “fib Symposium ReConStruct – Resilient Concrete Structures”, promovido em novembro do ano passado pela Concrete NZ Learned Society e pela International Federation for Structural Concrete (fib), em Christchurch. “Um dos trabalhos que mais me chamou a atenção é o estudo que vem sendo conduzido pela Universidade de Canterbury ReCast Floors, um programa destinado a pesquisar o comportamento e melhoria de desempenho de lajes pré-fabricadas. A pré-fabricação em concreto é largamente utilizada no país face as possibilidades de amortecimento nas ligações que colabora de forma positiva para a estrutura”, explicou. 

Outro aspecto destacado foi o “retrofit”, no que tange ao reaproveitamento das estruturas quando for possível. Íria ainda ressaltou o trabalho realizado pela indústria do cimento no Brasil para reduzir os impactos ambientais, por isso é considerado um dos mais ecoeficientes do planeta.  

Confira a edição completa de fevereiro da Revista Negocio & Construcción. Leia a coluna de Íria na página 28. https://hubs.ly/Q01YqQ0Q0 
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site da Abcic precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!