Desempenho térmico das edificações foi o tema da edição de setembro da Revista Negócio & Construcción. Para a coluna sobre pré-fabricação de concreto, a engenheira Íria Doniak, presidente executiva a Abcic, destaca a contribuição dos painéis pré-moldados para elevar não apenas o desempenho térmico, mas também para ampliar a segurança estrutural, resistência ao fogo, durabilidade, desempenho acústico, estanqueidade e sustentabilidade.
“Para obtenção do melhor desempenho térmico de painéis pré-moldados em edificações, é preciso que a concepção do projeto leve em consideração todas as etapas do processo (fabricação, transporte e montagem), incluindo etapas transitórias e finais do sistema estrutural, integrando tecnologias de materiais, elementos e componentes necessários para a produção dos elementos”, explica Íria.
Ela reforça ainda a importância do arcabouço normativo no setor no Brasil, como a ABNT NBR 15575 - Norma de Desempenho em Edificações Habitacionais, que entrou em vigor em 2013 e foi considerada um divisor de águas para o setor, bem como a ABNT NBR 16475:2017 - Painéis de parede de concreto pré-moldado - Requisitos e procedimentos e a ABNT NBR 9062:2017 - Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado.
Edição completa de setembro da Revista Negocio & Construcción. https://hubs.ly/Q01YqQ0Q0 Confira a coluna nas páginas 92 e 94.