A Arena Sistemas do Modern Construction Show recebeu um público recorde e altamente qualificado durante o Seminário da Abcic “A evolução e tendências da Industrialização e a importância da pré-fabricação em Concreto na Construção Civil”, no dia 2 de outubro.
Com lotação máxima, o evento aberto por Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, teve uma programação abrangente, que retratou a importância da industrialização da construção civil para empreendimentos imobiliários e em obras de infraestrutura, seus benefícios e os desafios enfrentados pelo setor. Foram apresentados cases com a aplicação da pré-fabricação de concreto.
“A industrialização é um caminho sem volta. Precisamos avançar nessa direção até por exigências técnicas, de sustentabilidade, menor pegada de carbono e falta de mão de obra na construção”, afirmou Cassol, que reiterou a importância da isonomia tributária e do desenvolvimento dos players para se industrializar com mais envergadura, e o papel da tecnologia no setor.
O primeiro painel “A industrialização da construção civil sob a ótica do construtor e a importância da pré-fabricação em concreto” contou com as palestras da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, que trouxe um contexto geral do setor no país e no mundo, com informações sobre o relatório da McKinsey “The Next Normal in Construction”, e ressaltou a importância da industrialização para a sustentabilidade e que o setor de pré-fabricados de concreto continuará a evoluir com a adoção de novas tecnologias. Por fim, convidou os participantes para o 8º Seminário Internacional Abcic, com o tema “A Industrialização da Construção em Concreto – Tecnologias e Soluções Sustentáveis para Verticalização”, que será promovido no dia 16 de outubro.
Luiz Augusto Milano, presidente da Matec Engenharia, trouxe o case do Parque da Cidade, enquanto Roberto Clara, diretor da Lúcio Incorporadora e membro do CTQ do Sinduscon-SP, mostrou como a empresa tem ampliado a industrialização em suas edificações e para isso, passou por um processo de mudança de mentalidade. Na sequência, André Luiz Massote Monteiro, diretor Executivo da Construtora Tenda/Alea, avaliou a possibilidade de se aplicar cada vez mais sistemas construtivos industrializados em habitações de interesse social, explicando sobre a solução técnica desenvolvida pela construtora. Por fim, Ricardo Monteiro Ferreira, diretor Técnico da Setin Incorporadora e membro do comitê técnico dos diretores da construção da Abrainc, apontou as barreiras para a industrialização no segmento imobiliário, incluindo a questão tributária e o financiamento.
O segundo painel “A importância da pré-fabricação em concreto nas obras de infraestrutura viária” contou com outra palestra de Íria, que apresentou diversos cases da aplicação de pré-fabricados de concreto nesta área, ressaltando os benefícios do sistema para mobilidade urbana e infraestrutura rodoviária.
O Fernando Rebouças Stucchi, da EGT Engenharia e da Poli-USP, também mostrou aos participantes diversos cases importantes nessa área e citou a aplicação das estruturas pré-fabricadas de concreto em equipamentos esportivos. Já Marcos Monteiro, Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, comentou que a gestão pública do SIURB não tem qualquer restrição sobre o uso de sistemas construtivos industrializados e lembrou os diversos benefícios da industrialização, como qualidade, tempo, durabilidade e produtividade, além de trazer informações sobre obras da prefeitura que aplicaram a pré-fabricação de concreto.
O Seminário da Abcic teve o patrocínio da ArcelorMittal, Belgo Arames, Cassol e Leonardi.
A Abcic teve um estande institucional no Modern Construction Show, que foi o ponto de encontro para associados, fornecedores, clientes, engenheiros projetistas, arquitetos e representantes de entidades parceiras, promovendo relacionamento, confraternização e informações sobre a pré-fabricação de concreto.
Para acessar as fotos e as palestras, acesse o site oficial: https://modernconstructionshow.com.br/fotos/
A matéria completa sobre o Modern Construction Show estará na edição 33 da Revista Industrializar em Concreto