O vice-presidente Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho, participou da Reunião da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Durante o encontro, Guedes debateu sobre os impactos da Reforma Tributária para o setor da construção e do mercado imobiliário.
Fernando Guedes abriu sua participação destacando a postura favorável da CBIC à reforma, salientando que a principal missão da entidade é buscar a simplificação dos tributos que incidem sobre o setor. “Todos seremos impactados pela reforma tributária”, ressaltou o vice-presidente jurídico da CBIC, refletindo a abrangência das mudanças propostas.
Para Guedes, a unificação das regras tributárias representa uma oportunidade significativa para o setor. “Só a possibilidade de unificar regras já é um grande negócio”, afirmou durante o evento. Ele explicou que os desafios tributários atualmente enfrentados pela indústria da construção limitam a capacidade de industrialização dos processos. “Hoje não industrializamos nosso processo por um único motivo: tributos. Porque compro e não aproveito”, apontou.
O vice-presidente jurídico da CBIC enfatizou que o novo sistema proposto pela Reforma Tributária tem o potencial de incentivar a industrialização ao racionalizar os tributos.
O executivo reconheceu a complexidade do debate e a necessidade de cooperação de todos os setores envolvidos. “O que vai definir o nosso futuro será a discussão com os envolvidos, pois o debate é complexo e vai ser feito agora e precisamos da ajuda de todo mundo”, concluiu, destacando a importância do diálogo e da colaboração para alcançar soluções benéficas para a indústria da construção e o mercado imobiliário diante das mudanças tributárias propostas.
Matéria publicada na Agência CBIC